#cuttingcenter

O PROJETO-PILOTO -
SMART CUTTING CENTER

O projeto-piloto ICOL Smart Cutting Center – a 1ª fábrica robotizada, “smart footwear factory” se tornou realidade na primavera de 2019. A nova linha de produção ocupou a antiga casa de corte da fábrica “Belwest”, a principal fabricante de calçado tanto para a Bielorrússia como para a CIS. Tendo em conta os padrões da indústria, os trabalhos no local não demoraram muito tempo: a fase de entrada em funcionamento foi seguida de uma fase piloto de produção no segundo semestre de 2020.

O fabrico de calçado é tradicionalmente manual e exaustivo; poucas pessoas sabem que para produzir apenas um único par de calçado de couro são necessárias dezenas, por vezes centenas de operações. A empresa ICOL se propõe a uma tarefa muito ambiciosa: ensinar aos robôs todas as sensibilidades do fabrico de sapatos. Isto significa: replicar o trabalho humano em cada pequeno detalhe, criar cópias digitais de todos os componentes e operações e consolidar enormes quantidades de engenharia, design e programação num processo conjunto eficiente, utilizando ativamente Gémeos Digitais e IA.

«Os nossos conhecimentos e realizações não se encontram num único robô ou fase de produção, – enfatiza Dmitry Gontsov, fundador e diretor-geral do Grupo ICOL.  Atualmente, quase todos os atores do mercado da moda, fabricantes de vestuário e calçado utilizam um certo nível de automatização. Estávamos ansiosos por criar uma fábrica robotizada de ciclo completo desde o início: para eliminar a execução manual de operações e mudar o pessoal para gerir os sistemas automáticos. Deixem-me ser honesto – era o verdadeiro desafio para nós ensinar as máquinas a “pensar”, e depois a operar. Portanto, o resultado é um verdadeiro prazer ver-nos alcançar o objetivo estabelecido. ICOL.Factory já está a funcionar e a demonstrar um elevado desempenho, mostrando alto rendimento, maior flexibilidade e baixo nível de desperdício – que são inalcançáveis com o esquema tradicional de trabalho manual».